O desembargador Joaquim Santana tomou posse, administrativamente, como corregedor do Foro Extrajudicial, nesta terça-feira (23). O magistrado assume, até janeiro de 2025, a função deixada pelo desembargador aposentado José Ribamar Oliveira. A solenidade de posse foi prestigiada por desembargadores, magistrados, servidores e familiares do novo corregedor. O Foro Extrajudicial é composto pelos serviços notariais e de registros (cartórios), que são serviços públicos auxiliares do Poder Judiciário, de natureza pública e caráter social.
“Agradeço aos colegas pela confiança e espero bem desempenhar a função a mim novamente confiada. Iremos atuar com empenho, presteza e a eficiência que se exige da atividade notarial e de registro”, disse o desembargador Joaquim Santana, que anunciou, durante o ato solene, a permanência do magistrado Carlos Augusto Arantes Júnior no cargo de juiz auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial.
Presidente do TJ-PI em exercício, o desembargador Manoel de Sousa Dourado destacou a expertise do desembargador Joaquim Santana na área extrajudicial, uma vez que já exerceu o cargo de vice-corregedor e de corregedor do Foro Extrajudicial. “É um retorno a uma função que o desembargador Joaquim já exerceu com grande êxito. Trata-se de uma matéria que o colega conhece bem. Certamente, continuará dando sua colaboração ao desenvolvimento dos serviços extrajudiciais e, consequentemente, do Piauí”, afirmou.
Prestigiaram a solenidade, os desembargadores Olímpio Galvão, corregedor-geral da Justiça, Haroldo Rehem, decano do TJ-PI, Sebastião Ribeiro Martins, Pedro Macedo, Fernando Lopes e Costa Neto; os magistrados Luiz de Moura, juiz auxiliar da Presidência, Thiago Brandão e José Vidal de Freitas Filho, juízes auxiliares da Corregedoria, e Maurício Machado, presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi); o procurador do Estado Danilo Santana, filho do empossado; secretários e servidores do TJ-PI.
Fonte: TJPI