O Dia do Conciliador e Mediador Judicial e Extrajudicial foi marcado por palestra e homenagens no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). A solenidade aconteceu no Plenário do Tribunal de Justiça do Piauí e contou com a presença de desembargadores, magistrados e auxiliares da Justiça. O evento contou com palestra proferida pelo advogado e mediador Alessander Mendes do Nascimento.
“O objetivo deste momento é homenagear conciliadores e mediadores judiciais e extrajudiciais, diante do compromisso do Judiciário com o modelo não adversarial de resoluções de conflitos, pautado em soluções que viabilizem os métodos autocompositivos, bem como na relevância e imprescindibilidade dos trabalhos por eles desenvolvidos, na busca pela disseminação da cultura da pacificação social”, disse o desembargador Pedro de Alcântara Macedo, supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos (Nupemec), durante a abertura do evento.
“Os dias atuais nos mostram que o mundo nunca precisou tanto do trabalho e da energia dos mediadores e conciliadores. Facilitar o diálogo, o acordo e o consenso é o primeiro passo, e, talvez, o mais importante, para a cultura da paz na construção da justiça de fato e de direito. Quero agradecer a cada uma das pessoas que dedicam sua vida na construção de uma sociedade capaz de superar conflitos e dar um verdadeiro salto civilizatório”, disse o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, em vídeo.
O magistrado Virgílio Madeira fez uma apresentação sobre dados e índices relacionados a Mediação e Conciliação no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí, com foco na Pesquisa de Satisfação do Usuário dos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). Dentre os números apontados, destacam-se: 92% de aprovação do serviço; 95% de satisfação. O magistrado também apresentou os projetos do Nupemec, como (A)gosto do Pai, destinado ao reconhecimento de paternidade; Retomar, de apoio aos superendividados; e Boa Vizinhança, em parceria com a Polícia Militar.